quarta-feira, 18 de março de 2009

Véu de noiva

Este blog também é informação! (risos)

Para quem interessar possa, vou colocar aqui algumas curiosidades acerca dos rituais que cercam as cerimônias matrimoniais.

A primeira curiosidade escolhida é sobre o Véu de Noiva, este acessório tão sonhado pelas futuras esposas e que (convenhamos) é um charme!

Não existe história certa. Há apenas o relato de fatos e algumas suposições.

Diz uma lenda que o uso de véu pelas noivas é um costumo da antiga Grécia. Esse artifício teria sido inventado para "proteger" a noiva de mau olhado, bem como para escondê-las de possíveis admiradores.

Para outros, o véu, que já era parte do vestuário feminino, principalmente pela nobreza, era incorporado para proteger os cabelos e pele das mulheres contra o sol e vento.

Não podemos deixar de pensar na concepção do véu, pela visão do cristianismo. A Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, é sempre representada com o uso de um véu, que na antiguidade era utilizado apenas por mulheres casadas. O uso do véu na igreja já remonta desde antes da década de 60.

Além disso, de acordo com a mitologia, Ishtar, a antiga Deusa do Amor, surgiu das profundezas e os vapores da terra e do mar cobriram-na " como um véu ".

Pela vertente árabe, o véu, chamado "Hijab" significa 'o que separa duas coisas'. Dessa maneira, o véu da noiva significaria a separação da mulher de sua vida de solteira, a sua entrada em uma nova vida: a vida de esposa.

Pela sua conotação angelical, quase divina, o véu deve ser branco e é considerado símbolo de pureza.

Por isso que, historicamente, as noivas usavam o véu caindo sobre as costas no dia do matrimônio, é uma prova de sua virgindade e a cor branca indica a sua pureza.

Antigamente achava-se que o véu concedia alguma defesa mágica devido à sua natureza santificada

De acordo com as concepções judaicas, o motivo pelo qual o rosto da noiva é coberto antes e durante a chupá é que, neste momento tão especial, a Presença Divina é atraída e Ele fica literalmente pairando sobre o semblante da noiva.

Seria esse o motivo pelo qual muitas pessoas pedem para a noiva pensar neles durante a chupá, pálio nupcial, pedindo por sua saúde ou para terem filhos, etc.

Mas os judeus dizem que não se deve olhar para Deus diretamente tal qual Moshê Rabênu (Moisés) falou com Ele na sarça, no deserto. Por essa razão o véu, para eles, deve sempre ser usado... e quanto mais espesso melhor.

Além de tudo isso, o costume das noivas taparem a cara com um véu vem também de uma superstição milenar. Isso porque existe uma crença pagã de que a noiva era um alvo preferencial dos maus espíritos. Para que estes não a reconhecessem, a noiva escondia o rosto com panos e fazia-se rodear de mulheres vestidas de modo idêntico. Essa crença deu origem ao ritual do uso do véu e do cortejo de damas de honra.

Ufa... "Será que dá pra usar uns 11 véus?" hehehehehe

Fonte: www.casamentoecia.com.br




Nenhum comentário: