quinta-feira, 16 de abril de 2009

Alianças


Curiosidades... você sabe o porquê das alianças?

Como muitas coisas na história, o uso de alianças não tem um surgimento preciso... então várias teorias se afloram e algumas pesam mais que outras.

Dentre as teses, não se discute o fato de a aliança ser redonda, para simbolizar a "perfeição", um círculo onde as pontas sempre se encontram numa rotação infinita, simbolizando a eternidade.

Há quem diga que os Faraós do Egito foram os primeiros a utilizar o círculo como promessa pública de casar-se.

O anel é até hoje utilizado no dedo anular da mão esquerda, devido à crença de que neste dedo está localizada a "Vena Amoris" (veia do amor), ligada diretamente ao coração.

Fato é que, antigamente, para que o homem pudesse ter uma companheira, ele precisava "capturá-la", literalmente.

O símbolo da posse era um aro colocado em volta do pescoço da moçoila (arg...).

Os anos se passaram e o aro foi diminuindo de tamanho e mudando de posição... braço, pulso... dedo.

A primeira referência histórica sobre o uso de aliança data do século IV A.C..

A tradição da utilização do ouro é em razão da sua beleza e composição quase indestrutível. Seu brilho significa a retidão, sendo o melhor metal para simbolizar as promessas de eternidade.

Como o surgimento do "Amor Romântico", a partir do século XV, passou-se a agregar à aliança de ouro, pedras de diamante (diamante do grego "adamas"=invencível), simbolizando ainda mais a real conquista do amor perfeito, indestrutível e eterno.

Outra curiosidade é o ritual de noivado-casamento. Foi o Papa Inocente III quem declarou a necessidade de um período de espera entre o pedido de compromisso e realização do casamento. Certamente constatando que casar é uma coisa bem importante, hum?

Por conta disso, existe até os dias atuais o costume do anel de noivado e depois das alianças de casamento.

O primeiro anel de noivado que se tem conhecimento na história, foi aquele presenteado pelo Rei da Alemanha, Maximiliano I, a Maria de Burgundy, em 1477.

Agora, o anel de noivado mais lindo e maravilhoso que a história já teve notícia, foi o que o meu Amor me deu... um anel de brilhantes lindo e cheio de amor!!!!!!!!!!!

:)

Nenhum comentário: