sexta-feira, 3 de abril de 2009

Edital de proclamas!




VERY HAPPY!
:)

Falta menos de um mês...

Aproveitando a oportunidade, vou dar umas dicas que podem ser úteis para quem quer casar.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA DAR ENTRADA NA HABILITAÇÃO DE CASAMENTO NO CIVIL:

  • Xerox autenticada do RG dos noivos
  • Xerox autenticada da certidão de nascimento dos noivos (Essa certidão deve ser recente. Se a sua está antiga, corra ao cartório onde está registrado e tire uma segunda via. Atenção: entenda por antiga se ela tiver mais de 6 meses... vá por mim.)
  • Comprovante de residência dos noivos (xerox autenticada)
1- De posso desses documentos, você se encaminha a um cartório de registro de pessoa civil. Se você é de Salvador, vá direto ao NAJ (Núcleo de Assistência Judiciária), que fica no 3º andar do shopping Baixa dos Sapateiros, na ladeira da Igreja de Santana. O atendimento começa às 9 horas e não costuma ter muita fila, se você chegar cedo.

2- Lá faz-se a opção pelo tipo de casamento, regime de bens e mudança de nome. Além de receber alguns boletos de pagamento (DAJ's), você receberá duas declarações:
  • Uma para os noivos assinarem, que deve conter o reconhecimento das duas firmas;
  • Uma para duas testemunhas assinarem, com firmas também reconhecidas.
3- De posse desses documentos, aguarda-se um prazo de aproximadamente 10 dias úteis, quando você deve se encaminhar ao cartório designado pela atendente.

4- No cartório determinado, você pega o edital de proclamas. De posse desse edital, você se encaminha à gráfica de publicação no Diário Oficial. Em Salvador essa gráfica fica no prédio anexo ao Fórum Rui Barbosa, no Campo da Pólvora, Nazaré. O próprio atendente lhe informa quando sairá publicado seus proclamas.

5- Publicado o edital, tira-se cópia da página e se encaminha ao Cartório determinado. Lá eles providenciarão a Certidão de Habilitação para casamento, que demora no mínimo 15 dias (prazo legal) para ficar pronta. Se o casamento for religioso com efeito civil, deve-se levar duas cópias do diário oficial.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CASAR NA IGREJA CATÓLICA:

  • Certidão de batismo atualizada dos noivos (vá na Igreja em que você se batizou e peça para dar uma busca, informando nome e data de nascimento. Se você souber a data do batismo, também ajuda. Cada igreja leva um tempo para emitir essa certidão, então não é bom deixar pra última hora. É cobrada uma taxa que varia de 15 a 35 reais);
  • Cópia da certidão de nascimento dos noivos;
  • Cópia do RG dos noivos;
  • Comprovante de residência dos noivos;
  • Certificado do curso de noivos;
  • Xerox da folha do Diário Oficial;
  • Entrevista com o padre;
  • Comparecimento de duas testemunhas na secretaria da paróquia;
  • Certidão de habilitação do casamento civil (aquele último documento obtido lá em cima).
Então... algumas observações pertinentes:

1- Leve a documentação básica e dê entrada no processo. A igreja vai preparar os proclamas que devem ser divulgados nas duas paróquias: a da noiva e do noivo. Também cobra-se uma taxa para esse procedimento. Após três semanas de proclamas, deve-se retornar às paróquias e obter os proclamas devidamente assinado pelo padre reponsável pela Igreja.

2- O curso de noivos é obrigatório para quem deseja se casar na Igreja Católica. Alguns duram dois dias (apenas um turno cada), outros duram apenas um dia, os dois turnos. As taxas variam também de 15 a 40 reais.

3- Depois de encaminhado todas as documentações, incluindo a habilitação, obtem-se a assinatura do padre e aí é só esperar o dia do casamento... mas...

4- Se você não vai casar numa igreja de sua paróquia (entende-se por sua paróquia aquela situada no bairro onde vocês residem), após a entrega de todos esses documentos, inclusive a habilitação de casamento, a sua Igreja deve preparar toda uma documentação de transferência de Paróquia, que deve, depois, ser levada à Paróquia de onde pertence a Igreja onde se realizará a cerimônia. Lá, o padre responsável deverá assinar os papéis e dar sua autorização. Paga-se uma taxa em média de 30 reais.

Ufa... é coisa, hein?

Depois disso tudo, só muito amor mesmo pra continuar querendo casar!
:)

3 comentários:

Unknown disse...

Olá você me informar quanto custa
pra publicar o edital de proclamas nessa grafica anexo ao forum Rut barbosa?

Anônimo disse...

poxa,muito obrigada pela informações que vc publicou, foi de grande valor para mim, obrigada.

Anônimo disse...

se casar no Civil primeiro ainda precisa desses proclamas na igreja católica??